sexta-feira, 29 de outubro de 2010

"O ENIGMA DE KASPER HAUSER"

O filme tem como protagonista a personagem de um jovem, Kasper, criado desde a infância dentro de uma cela, onde só recebia água e outros alimentos. Porém, dado um certo momento, sabe-se lá por que, seu tutor resolve retirá-lo deste condicionamento e submetê-lo à civilização. Mas como andar, se nunca andou, como falar se nunca lhe ensinaram? Seu guardião, ou carrasco, lhe ensina, com muita dificuldade, a dar os primeiros passos, posteriormente, procura fazer com que decore uma seqüência de palavras.
Feito isso, Kasper, é abandonado em uma praça com um bilhete na mão esquerda. Passa ali certo tempo, imóvel, até que um aldeão intrigado com tal figura se aproxima e o recolhe, conduzindo-o para casa de uma autoridade do vilarejo, que o recebe provisoriamente e procura investigar a origem de tal sujeito, a qual se revelou fracassada.
No primeiro momento, a surpresa de toda população, depois a tentativa de educá-lo conforme os bons-costumes da época.
O jovem apesar disso começa a lançar questionamentos radicais sobre a religião, a existência de Deus, o sentido da vida e o sofrimento. Assim incomodou, principalmente, aqueles que se julgavam capazes de educar qualquer um conforme seus ‘métodos infalíveis’. Em uma sociedade que se julgava detentora definitiva das respostas para questões fundamentais sobre vida, alguém que confrontasse estas certezas apresentava-se como algo perigoso.
Por não ser ajustado àquela sociedade, Kasper, é vitima de duas tentativas de homicídio, sendo que na segunda é ferido faltamente. Um fim trágico para um anônimo, não é?
Por fim, no local onde esse lamentável episódio ocorreu há uma inscrição que diz “Aqui jaz um desconhecido, que foi morto por um desconhecido’. Frase que deixa em aberto as seguintes perguntas: por que Kasper, que ameaça poderia representar para tal comunidade? Eis o enigma, por que o mataram? Agora, é só usar um pouco sua intuição, razão e imaginação para me ajudar solucionar este problema. Boa investigação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário