segunda-feira, 24 de março de 2014

Dexter, o novo coringa? - Dexter, the new joker?

Além da instigante construção dos capítulos, que compõe a série, e do brilhantismo da atuação do protagonista Michel C. Hall haveria algo mais interessante a serem discutidas nesta obra? 
Sim, muitas outras. Mas, sem dúvida, uma das melhores seria como o conceito de justiça é apresentado.
Dexter aparece como um justiceiro à moda antiga, que ao invés de recorrer aos procedimentos do Estado decide fazer suposta ‘justiça’ com as próprias mãos. O intrigante é que o telespectador, dado ao carisma da personagem, é seduzido suavemente a validar suas ações. No caso do Brasil, vale nos questionar: “Por que isto ocorre, por que somos tentados a entender a ação do serial killer como aceitável?”.
Tendo em vista os últimos protestos ocorridos no Brasil (2013-2014), observamos a crise do tecido social, saúde, trabalho, transporte, educação, política e justiça. Isso tudo, somado à influência das diversas mídias sensacionalistas na formação da opinião pública tende a fazer com que grande parte da população veja o poder judiciário como algo ineficiente ou, em muitos casos, duvidoso. Decorrência natural disso é o risco de abrirmos mãos do ‘humanismo já conquistado’ e retrocedermos ao ‘animalismo combatido’, aonde cada indivíduo pratica aquilo que lhe parecesse justo.
A partir da psicologia, poderíamos lançar à hipótese de que o sucesso e a identificação de muitos telespectadores com Dexter ocorre pela simples razão de que ele faz o que muitos gostariam de fazer, mas não têm coragem. Dexter, realmente, modifica o conceito de “herói imaculado” para “maculado”, de “vilão desprezível” para “vilão aceitável”. Não é a toa que é um dos mais cotados, pelo público, para representar o coringa após a considerada insuperável atuação de Heath Legder.

A série envolvente, portanto, pode nos revelar algo muito crítico sobre as expectativas de uma camada considerável da sociedade. Deixando as seguintes perguntas, ao tratar o conceito de justiça: “Será que nosso futuro será um retorno ao passado?”, “Será que o conceito de justiça se transformará?”.

***

Besides the construction of the exciting chapters which make up the series, and the brilliance of the performance of the protagonist Michel C. Hall would be something more interesting to be discussed in this work ?
Yes , many others. But undoubtedly one of the best would be like the concept of justice is presented .
Dexter appears as a vigilante old fashioned , that rather than resort to the procedures of the State decides to supposed 'justice' into their own hands . The intriguing the viewer is given to the charisma of the character, is induced slightly to validate their actions . In the case of Brazil , it is worth asking ourselves : " Why this occurs , why we are tempted to understand the action of the serial killer as acceptable ? " .
Given the recent protests in Brazil (2013-2014) , noted the crisis of the social fabric , health, labor , transportation, education , politics and justice. That, coupled with the influence of several sensationalist media in shaping public opinion tends to make much of the population see the judiciary as something inefficient or , in many cases doubtful. Natural result is that the risk of opening hands of ' humanism already won ' and we go back to ' fought animalism ' , where each individual practices what seemed fair to him .
From psychology , we hypothesize that the success and the identification of many viewers with Dexter is for the simple reason that he does what many would like to do but do not have courage. Dexter really modifies the concept of " immaculate hero " for " tainted " by "despicable villain " to " acceptable bad guy ." No wonder it is one of the most quoted , the public , to represent the joker after considered unsurpassed performance of Heath Legder .
The engaging series, therefore , can reveal something very critical about the expectations of a considerable section of society . Leaving these questions by treating the concept of justice , "Is that our future will be a return to the past " , " Does the concept of justice will become ? " .

9 comentários:

  1. Bom o que eu acho a respeito dessa serie é que todos nós já estamos cansados de sofrer pelos atos dos outros, e ninguém fazer algo por nós ,somos vitimas todos os dias de acidentes de alcoólatras , estupradores,bandidos e pessoas que não tem capacidade de arrumar um trabalho digno e fica roubando e matando destruindo muitos sonhos . É por isso que acho que muitas pessoas tem atitude de fazer justiça com as próprias mãos , pois se eu tivesse a mesma coragem que essas pessoas faria o mesmo,porque não aguento mais ver tanto sofrimento entre as pessoas e os que deveriam sofrer em punes. Acho que o nosso futuro sera estar nas mãos de bandidos e no sofrimento,enquanto as pessoas que forem responsáveis pelo nosso Brasil não tomar uma atitude.

    LTFL3A

    ResponderExcluir
  2. Na minha opinião Dexter representa nada mais do que vivemos atualmente. Concordo sim em fazer justiça com as próprias mãos, claro que há exceções porém na maioria das vezes são pessoas que já sofreram, que já se decepcionaram com a justiça desse Brasil (por exemplo) e estão cansadas de esperar por uma ação, por uma resposta..

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Como apresentado no próprio texto, Dexter nada mais é que um "vilão do bem", ele faz o que muitos, um dia, já devem ter sentido vontade de fazer, mais não tem coragem, ou na maioria das vezes, por nem pensar nessa possibilidade.

    Não sejamos tímidos, eu por exemplo já tive vontade de matar muitas pessoas, de fazer justiça com as próprias mãos, mais eu nunca seria tão inteligente para cubrir meus rastros ' kkkkkk
    Acredito que a maioria da sociedade já deve estar cansada de esperar a ação da policia, do governo, e chega a concordar com as atitudes de Dexter. Todos temos liberdade de escolha, eu particularmente discordo, por mais que estejam fracos, os responsáveis por esse tipo de crime é a policia. não devemos interferir no trabalho deles.


    LTRS-3C

    ResponderExcluir
  5. A serie Dexter mostra varia interpretação da "justiça" ocorrida hoje em dia.
    Tem o lado em que a justiça e feita por pessoas que assumem a responsabilidade de tentar ao máximo fazer nossa vidas mais tranquilas( os policias) e o lado no qual o protagonista resolve deixar as crenças populares de lado e resolver tudo com as próprias mãos ,matando as pessoas com um sangue frio inacreditável.
    Mais trazendo o caso para a nossa realidade, a policia e governo de hoje em dia ,esta pior que os próprios assassinos.Sem falar na incompetência na resolução de casos graves que esta cada vez menos sendo descoberto.
    O Brasil deve acordar ,queremos melhorias mais não fazemos nada para melhorar.Falando nas manifestações que estavam ocorrendo, as pessoas sairão nas ruas,gritarão,prostestarao e prontoo !!
    Nao resolveu muita coisa.Devemos lutar pelos nosso direitos e não se calar quando mais se precisa.
    E claro que o modo de Dexter de resolver as coisas não e nem ao menos aceitável e correta.Nunca devemos resolver mal com mal,a final isto nunca acaba bem para nenhum dos lados.

    CCM -2C

    ResponderExcluir
  6. na obra do dexter.. ele faz justiça com as próprias mãos... ele não espera a justiça dos policias,está certo por um lado mesmo, porque cansa espera sentado... mas olhando por o outro lado ele também faz crimes que é matar pessoas... mesmo que elas sejam perigosos, e assassinas todos merecem uma segunda chance na vida...
    ninguém é perfeito mesmo... a justiça também deveriam colaborar mais eles fingem que não veem nada...
    mais não temos que resolver mal com o mal... vai saber quem que está certo mesmo....

    NCS - 2C

    ResponderExcluir
  7. na minha opinião o dexter faz o certo ele faz justiça coma as próprias mãos, ele nunca deixa vestígios ... se esperarmos pela
    justiça nunca teremos uma resposta...
    ele não deveria pagar mal com o mal, mais no caso dele ele está totalmente certo... ele está matando quem realmente merece...

    KCC - 2C

    ResponderExcluir
  8. Dexter Morgan era técnico forense de dia, assassino à noite, Dexter segue um conjunto de regras, ou código, criado por seu pai para protegê-lo e fazer com que só mate quem mereça. Por não ter sentimentos (ou ao menos acreditar não ter) acredito que ele não esta certo em fazer justiça com a propria mãos mais ele fazia por uma “boa causa” porque se fomos esperar pela justiça que tem que fazer o trabalho, nunca iria descobrir .
    Enfim, por um lado concordo com Dexter por outro não!

    MSN - 3C

    ResponderExcluir