sexta-feira, 29 de outubro de 2010

"O DIABO VESTE PRADA"

Após apreciar esta arte cinematográfica, confesso que foi um pouco difícil escolher algum foco para destacar nesta reflexão. Pois quando a luzes são muitas corremos o risco de perder a direção. Entretanto, uma pergunta, que se refere ao título de tal obra, me perturbou: por que “O diabo veste Prada?”.
As tradições religiosas, em sua maioria no Ocidente, tendem a colocar o diabo como uma força guardiã do Mal. Tudo de ruim que ocorre de alguma forma é aplaudido por ele. Isso mesmo, não que seja causador de todo mal, mas que “bate-palmas” para todo mal que acontece deve bater.
Quem representaria no filme a figura do diabo?
Miranda, diretora de uma renomada empresa de moda, é claro. Mas qual a característica principal que a liga com o diabo? Seria a maldade?Não diria isso. Porém, atribuiria o vínculo entre a personagem e “o cão” como sendo a coisificação do outro. Miranda usa suas funcionárias de um modo desumano. Vê o outro como uma máquina, útil enquanto funciona, inútil quando começa a falhar, interessante enquanto atinge suas metas, descartável depois que já atingiu.
Há muitas “Mirandas” por ai hoje, fiquemos atentos para que seus interesses não nos façam esquecer o nosso ser. Ou vai querer ser causa de aplauso para o capeta?

Nenhum comentário:

Postar um comentário