segunda-feira, 31 de agosto de 2009

Amizade e distração

Não sei se amizades se iniciam pelo fim ou pelo começo, de frente para trás ou de trás para a frente. Não sei, também, se existe um modo certo de iniciar-se uma amizade. “Haveria um jeito certo de iniciar-se algo assim ou sobre isso sempre fica algo de incerto? Como não se esgota a beleza das coisas e a profundidade que ocultam.
Afinal de contas, como se começa uma pretensa amizade? O que é amizade?”. Como saber se um tipo de relação é amizade ou uma palavra usada de modo banal?
Passei a prestar atenção nas coisas circulares, do corpo humano, da natureza e do céu, parecem insistir em dizer que há coisas sem fim e começo, escondem onde se encerram e se originam, talvez, para nos dizer que há coisas que dispensam a certeza de um principio ou um fim. Mas, apesar de tudo isso, não desisto de persistir em buscar um fim e um começo para essas coisas.
Certa vez, há muitos anos atrás, alguém me disse “Estar apaixonada”. Então depois de alguns tempos pensei: seria esse sentimento que ela mesmo sente? Ou agora já nem sente mais? Será que consegue perceber como alguns sentimentos são instáveis, vão e vêm ‘como uma onda no mar’?.
Hoje, concordo com uma canção que diz assim: "Todos me diziam que é feliz quem segue sempre o coração, mas meu coração [sentimento] já me enganou mais de uma vez, hoje eu quero ouvir o sentimento e a razão e a Razão". Acredito que esse pode ser o lema para uma pretensa amizade. Que tal? Se tiver uma outra sugestão.
Certas horas do dia, os ruídos, os barulhos e os silêncios fazem nossos sentimentos transbordar dentro e fora da gente. Como o leite que deixei ferver essa manhã até se derramar no fogão, por estar distraído pensando em algo para escrever sobre a amizade.

Um comentário:

  1. Lê , vc sabe q sou sua fã de carteirinha, mas a cada dia q passa , aprendo a te admirar mais .
    Como podem surgir pensamentos tão profundos e tanta facilidade para expressá-los.
    Parabéns , sua amizade é presente de Deus em minha vida
    Juliana

    ResponderExcluir